quinta-feira, 24 de março de 2011

Estudo dia 23.03.2011

✿Resistindo com Longanimidade ✿




O Espírito do Senhor produz: o amor, a alegria, paz, Longanimidade....Gálatas 5.22

✿ O desafio de enfrentar outras pessoas

Saber lidar com as pessoas de maneira gentil, à semelhança de Cristo é um verdadeiro teste para nós. Mas devemos agradecer a Deus porque Ele nos oferece mais três frutos Longanimidade, Benignidade e Bondade

Para lidarmos com as tensões dos relacionamentos pessoais.

Amor, alegria e paz são atitudes piedosas que nos capacitam a lidar com as circunstâncias difíceis da vida. Longanimidade, Benignidade e Bondade nos ajudam nos relacionamentos com pessoas difíceis.

✿ O significado da Longanimidade

Longanimidade significa basicamente suportar pacientemente o mal ou a provocação, junto com a recusa de perder a esperança de haver melhora no relacionamento perturbado. Ou ainda Longanimidade é aquele temperamento calmo e imperturbável com o qual a pessoa bondosa suporta as maldades da vida que procedem de outros.

Alguns ingredientes da longanimidade:

Persistência (Ef.4:1-3), suportar ofensas (2Tm2.24 e 25-26)

Misericórdia (colocar o coração na miséria do outro)

Renúncia (não contém raiva ou vingança): pode vingar-se mas prefere não o fazer, refreia a vingança, resiste a grosserias, recusa-se a irar-se e deseja o que há de melhor p o agressor.(Rm 12.19)

✿ Exortação a Longanimidade

Devemos nos adornar com um coração longânime (Cl 3.12)

Assim como nos vestimos todas as manhãs também precisamos vestir nosso espírito com a virtude piedosa da longanimidade. Quando enxergamos falhas em outras pessoas ou somos importunados por elas quando nos irritamos ou criticamos alguém devemos mudar de atitude, e ter um espírito longânime. Embora não seja fácil esse é o primeiro passo prático para conviver em paz com outras pessoas.

Longanimidade é uma atitude que só o Espírito de Cristo desenvolve em nossa personalidade.

Ah só uma dica para conseguir isso é necessário dobrar os joelhos em oração!!

✿ Lutando para ser Longânime

Pense por alguns instantes na luta que temos que travar para ser longânimes. É muito mais fácil enfurecer-se quando alguém nos magoa e se entregar a ira do que ser longânime. Revidar com palavras ofensivas do que refrear palavras de ódio. Nesses momentos necessito desesperadamente do Espírito de Deus para que Ele me abasteça e assim mesmo tendo sido ofendida consiga não revidar e ainda desejar o bem a quem me ofendeu!

“Não te precipites no teu espírito em ficar ofendido, pois ficar ofendido é o que descansa no seio dos estúpidos.” (Ec 7:9). “A discrição do homem o torna longânime, e sua glória é perdoar as injúrias” (Pv 19.11)


Atitudes que podemos ter para caminhar com Longanimidade

 Exercite-se para ser Longânime: aprenda a refrear a raiva (Pv 14:29) e (Pv 16:32)

 Siga o exemplo de Jesus, grave no coração as reações de Jesus ao sofrimento e tente elevar suas reações a um patamar mais alto de santidade.

 Ore esse foi o método que Jesus usou para suportar o sofrimento.

“Qdo for insultada por alguém eleve sua alma sofrida em direção ao céu. Não faça nada. Permita apenas que Deus alivie sua dor. Permita que Ele lhe dê sua longanimidade enquanto vc suporta o sofrimento, sem vingança e sempre desejando o bem de quem a insultou. Deus nos instrui a sermos longânimes com as outras pessoas para o bem de cada uma delas. Não existe privilégio maior para nós que fomos curadas pelas chagas de Jesus”

Nenhum comentário:

Postar um comentário