quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estudo dia 30.08.2012

Quando Deus é o Senhor de nossos sonhos


“...porquanto o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava.” (Gn 39.23b)


1) José era um jovem disposto a HONRAR seu pai

José levava Deus a sério e demonstrava isso honrando seu pai. Nunca é demais relembrar que Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa (Deuteronômio 5.16) e a vida de José dizia: vale a pena honrar os pais.

2) José era um jovem disposto a SONHAR

Por isso, aos dezessete anos de idade Deus deu sonhos a José e os seus sonhos o mantiveram com os olhos no alvo e o sustentaram nos tempos de crise. Foi Deus quem deu os sonhos a José. Quais os sonhos que Deus tem dado a você? Seus sonhos tem sido colocados diante de Deus para que Ele responda se são estes os sonhos que Ele tem para você?


3) José era um jovem disposto a GUARDAR SEU CORAÇÃO da mágoa

Não podemos administrar as circunstâncias que nos cercam, mas podemos administrar nossos sentimentos. Não podemos administrar o que as pessoas fazem contra nós, mas podemos decidir como vamos reagir a essas ações. Vejamos alguns dos sofrimentos de José:



Sofrimento de maus-tratos na família e Sofrimento Emocional do desvalor (Gênesis 37)

Antes de decidirem pela morte de José, feriram-no com a língua. (Gn. 37.4)

Seus irmãos foram dominados pelo ódio e pelo ciúme. (Gn. 37.5, 8 e 11)

Seus irmãos em vez de acolherem o irmão, conspiraram para o matar, agindo com injustiça, maldade e violência. (Gn. 37.18-20)

José foi vítima da mentira dos irmãos, que fizeram com que seu pai desistisse de procurar por ele. A mentira deles tinha a única finalidade, fazer Jacó esquecer José. (Gn. 37.31-34)
José foi vendido como uma mercadoria para ser escravo em país estrangeiro pelos próprios irmãos. (Gn. 37.27-28 e 36)

Seus irmãos só não contaram com a intervenção divina. Estavam ocupados fazendo o mal contra José, e Deus estava ocupado transformando esse mal em benção. E é isso que Deus quer fazer na sua vida, Ele quer realizar os sonhos que fez para você antes mesmo de você nascer, quer transformar o mal que te acomete em benção.


Sofrimento emocional da injustiça (Gênesis 39. 1-21/ Gálatas 1.10/ Marcos 4.22)



José sofreu por ser fiel a Deus, pois é melhor ser mal interpretado pelos homens e aprovado por Deus do que praticar o pecado escondido e ser reprovado pelo céu. Seu caráter era tão firme, sua consciência não estava em negociação e decidiu viver de forma pura em meio a podridão. Não foi produto do meio, mas agente transformador.

4) José era um jovem FIEL A DEUS na adversidade e na prosperidade


Muitos permanecem fiéis na adversidade, mas na prosperidade caem. José permaneceu fiel e Deus o fez prosperar. José chegou ao topo da realização de seus sonhos, pois pela fidelidade ao Senhor foi obediente a seu pai, leal aos irmãos ingratos, guardou a salvo o coração da amargura e das injustiças, não cedeu as tentações do pecado, não quis vingar-se, mesmo injustiçado manteve seu caráter e ações puras, não negociou seus valores e sua consciência e assim, agradou mais ao Senhor do que a si mesmo ou aos homens.


O Deus de Abraão, Isaque, Jacó e José é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Deixe Ele ser o seu Deus, deixe Ele revelar os sonhos que tem para você, pois somente Ele tem o controle do universo em suas mãos, só Ele tem poder para transformar o mal em bem e fazer você prosperar em tudo o que fizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário