terça-feira, 17 de maio de 2011

Estudo dia 11.05.2011

Domínio Próprio: A Força para dizer Não!


“Como cidade derrubada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” (Provérbios 25:28)

O domínio próprio impulsiona o fruto do Espírito, impulsiona a vida cristã. O último fruto do Espírito ajuda a pôr em prática todos os outros. É o que nos sustenta na nossa caminhada com Deus. Vamos ver a relação do domínio próprio com os outros estudos que já tivemos:

AMOR => o domínio próprio de Deus é que me ajuda a por o amor em prática;

ALEGRIA => quando meu coração está triste, o domínio próprio de Deus permite que a graça de Deus flua em mim e eu consiga louvá-lo;

PAZ => quando quero entrar em pânico, o domínio próprio me sustenta para que possa recorrer ao Senhor, confiar e sentir sua paz.

LONGANIMIDADE => o domínio próprio me concede a bênção de não fazer nada, mesmo quando cada parte do meu corpo está zangada ou aborrecida.

BENIGNIDADE => quando situações difíceis fazem com que eu não olhe o próximo, o domínio próprio do Espírito é capaz de me ajudar a ter uma reação de benignidade.

BONDADE => para esforçar-me para tornar a vida dos outros melhor, preciso também do domínio próprio do Espírito.

FIDELIDADE => o domínio próprio do Espírito é fundamental para chegar até o fim fiel, afastando a preguiça e o egoísmo.

MANSIDÃO => somente pelo domínio próprio do Espírito temos condição de aceitar com tranqüilidade os acontecimentos ruins de sua vida.

Domínio Próprio:

Em um livro sobre liderança ao descrever as qualidades essenciais da liderança, o autor escreveu: “Dizem, com muita propriedade, que o futuro está com os disciplinados, e essa qualidade foi colocada em primeiro lugar em nossa lista, porque sem ela os outros dons, por maiores que sejam, nunca alcançarão seu potencial máximo. Somente a pessoa disciplinada atingirá seu mais alto grau de eficiência. Ela é capaz de liderar, porque subjugou a si mesma.”

Mas o que seria subjugar a si mesma? Esse é o significado do fruto do Espírito chamado de domínio próprio.


Domínio Próprio → é o poder de controlar o desejo mediante intervenção do Espírito de Deus, refreando os instintos com pulso firme por meio do Espírito. Em outras palavras, domínio próprio é a capacidade que a pessoa tem de se por em xeque, de controlar a si mesma.

Mas o que tem que estar sob controle? Nossas paixões, apetites, prazeres, desejos e impulsos. Isso inclui tudo o que vemos, ouvimos, tocamos, pensamos e desejamos. 1 Coríntios 6:12 e Genesis 1. 26

Por quê devemos nos controlar? Porque dentro de todo aquele que crê existe uma batalha entre a carne e o espírito, eles são colocados frente a frente para guerrear. Gálatas 5.17

Como vencer essa batalha? Reconhecendo o conflito e confiando totalmente na ajuda e misericórdia de Deus. Efésios 6. 10 a 13 e 18

Quando o domínio próprio é necessário? Em todos os minutos e em todas as áreas em que somos tentadas. 1 Coríntios 10.12

O domínio próprio controla, fiscaliza, refreia e diz NÃO ao eu.

Assim, o domínio próprio NÃO sucumbe à tentação e à cobiça, NÃO participa do pecado, NÃO se entrega a paixões e NÃO satisfaz a si próprio. Pela graça de Deus podemos ser fortes a ponto de NÃO fazer tais coisas.

Domínio próprio é a capacidade de DIZER NÃO ao que é contrário a Palavra de Deus e DIZER SIM para aquilo que agrada o nosso Senhor.

E quando me controlo e digo não, estabeleço uma linha direta com Deus e adquiro a experiência que poderá me ajudar quando tiver que enfrentar um problema maior.

Ore em todos os aspectos de sua vida, para que Deus lhe mostre quais pontos que você precisa dizer não, e se você já sabe quais são essas áreas, peça hoje mesmo a Deus que lhe capacite a dizer não ao próprio “eu” e confiar em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário