quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Submissão à amorosa soberania de Deus

Texto: 1Pedro 3.1-7

O que submissão não é:

SUBMISSÃO NÃO É FALTA DE LIBERDADE: A verdadeira submissão não pode ser imposta, nem por grilhões, nem por torturas, nem por tirania, pois é uma atitude. É nesse ponto que somos verdadeiramente livres. Ninguém pode impor uma atitude, pois ela brota de dentro de nós.

SUBMISSÃO DIFERE DE OBEDIÊNCIA: É uma doação de quem somos, de tudo o que somos, em favor do outro. Posso obedecer resmungando, ressentida ou à força, mas nada disso é submissão ( Ef 5.22).

SUBMISSÃO DIFERE DE OMISSÃO: Temos que entender que ser submissa, não é anular-se, não emitir opiniões, sempre aceitando tudo dos outros... isso é omissão. Essa anulação quase sempre gera ressentimento que se transforma em raiz de amargura (Hb 12.15).

SUBMISSÃO TAMBÉM NÃO É CONDICIONAL: Se o marido a amar como deve, se o marido for cristão, se o marido merecer. A submissão é a ferramenta usada por Deus para atingir o coração de nossos maridos (1 Pedro 3:1).

Submissão é a entrega verdadeira e voluntária de algo que nos pertence por direito

Nossa tendência é agradar a nós mesmas. Por natureza, desejamos definir nossos próprios limites, rebelando-nos contra toda autoridade externa. Submissão é algo que temos que aprender.Esta submissão é uma escolha diária e continua dos caminhos de Deus acima dos nossos.O exemplo supremo de submissão que temos é do próprio Senhor Jesus. Em obediência a Deus Jesus se submeteu aos propósitos do Pai para sua vida e se entregou por amor a nós (Jo 10.18). É o amor de Deus que nos motiva a seguir o exemplo de Cristo e nos permite abrir mão dos nossos planos para nossa vida, colocando-nos sobre a amorosa soberania de Deus.

1. Submissão se oferece pela mulher ao próprio marido.

A posição de liderança do marido não significa tirania mas responsabilidade, enquanto submissão não significa servilismo mas honra, fidelidade e respeito.

2. Submissão significa alinhar-se debaixo do marido.

Podemos afirmar que o significado do termo NÃO se deriva da idéia de uma "missão inferior" ("sub"-missão), como se a nossa tarefa fosse menos importante que a do homem. Mais uma vez podemos entender isso pela ilustração da dobradiça de uma porta. Para a porta revolver-se eficientemente, alguém precisa alinhar e encaixar todos os anéis da dobradiça, um em baixo do outro. Todos os anéis são feitos do mesmo material, com a mesma força. Não é uma questão de inferioridade, mas, de funcionalidade equilibrada. Para a porta da família funcionar bem, todas as dobradiças precisam ficar alinhadas, "no eixo".

3. Submissão bíblica significa respeitar o marido.

Dissemos que o termo "submissão" significa "alinhar-se debaixo do marido". Mas alinhar-se debaixo de outra pessoa forçosamente, sem o devido respeito, iguala-se à opressão. Como sempre, Deus está mais interessado no coração da mulher do que no mero rito de "submissão". Submissão sem respeito é como obediência sem honra. Vemos isso claramente na criação de nossos filhos. Se não atingirmos o coração da criança, produzimos hipocrisia. A mulher que "submete-se" "de boca pra fora" ainda não compreendeu a vontade de Deus para seu lar. Nesse caso, seria como uma dobradiça que está alinhada, mas que sempre chia, irritando todos ao redor. Efésios 5:33 resume toda a discussão sobre o papel da mulher com a palavra "respeito". Da mesma forma como a igreja deve ser submissa a Cristo, a esposa deve se submeter ao seu marido, com essa atitude de coração chamada "respeito". A palavra original traz a idéia de "temor", não no sentido de ficar encurvada e temerosa diante do marido, mas num relacionamento íntimo de honra e consideração.

4. Submissão bíblica requer uma obra sobrenatural no coração da mulher.

"como convém no Senhor" (Cl 3:18). Temos que admitir que tudo que Deus pede para relacionamentos saudáveis no lar está fora da nossa capacidade natural. A mulher não submete-se ao marido natural e espontaneamente. Da mesma forma, como veremos depois, a natureza do homem não é de amar sacrificialmente sua esposa, mas de explorá-la e usá-la para seus próprios fins egoístas. Desde Eva a tendência da mulher tem sido tentar superar o marido, não sendo "auxiliadora idônea" que complementa-o, mas alguém que compete com ele. Então, se a tendência natural da mulher é de resistir a liderança do marido, e se a tendência natural do homem é de subjugar a mulher, como podemos voltar ao padrão bíblico de complementação, harmonia, e paz no lar? A resposta está no poder sobrenatural e espiritual vindo como fruto da obra de Cristo na cruz. Em Cristo, as tendências velhas foram vencidas e tudo se fez novo. Efésios 5:18, lembra que relacionamentos saudáveis no lar, nos lembra de que uma vida controlada pelo Espírito Santo. Essa é a única esperança para o lar - uma obra sobrenatural em que a vida de Cristo está sendo reproduzida dia após dia na vida tanto do homem como da mulher.

O êxito espiritual da mulher cristã é reflexo de sua compreensão, sabedoria e discernimento da vontade de Deus para seu viver. Nossas ações e reações devem estar representadas pelos Frutos do Espírito. A Palavra de Deus é nossa inspiração para o alcance da Santificação.

4 comentários:

  1. Belas, adorei o tema "Submissão". Vamos marcar outra reunião para esse tema. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Vamos marcar um repeteco do tema.... mais alguém tem interesse??? rsrs
    bjos a todas

    ResponderExcluir
  3. EU TENHO MUITOOOOOOOOOOOOOO INTERESSE AMIGA, PRECISO DEMAIS APRENDER............
    REPITAM POR FAVOR!
    BEIJOSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Meninas também estou dentro, só marcar o dia...hehehhe, beijos a todas

    ResponderExcluir