terça-feira, 23 de outubro de 2012

Estudo dia 17.10.12

DISCIPULADO, O MAIS FASCINANTE PROJETO DE VIDA.


Marcos 8.34-38

- discipulado é um convite universal, porém a aceitação é pessoal; (v. 34)



“então convocando a multidão” – a discipulado não é apenas para uma elite espiritual, para todos quantos quiserem seguir a Cristo.

“Se alguém quiser” – é uma chamada condicional. A soberania de Deus não violenta a vontade humana. É preciso existir uma predisposição para seguir a Cristo.



- discipulado é um convite para uma relação pessoal com Jesus; (v. 34)

“vir após mim” – o que é um discípulo? Aurélio: é aquele que segue as ideias ou doutrinas de outrem. Os discípulos de Jesus seguem a Jesus. São seguidores e não admiradores. Seguir a Cristo é imitá-lo, é seguir suas pegadas. É fazer o que Ele faria em nosso lugar. É amar o que Ele ama e aborrecer o que Ele aborrece. É viver a vida na perspectiva de Cristo.



- discipulado é um convite de renúncia, sacrifício e de morte; (v. 34)



“a si mesmo se negue” – Renúncia do eu é abdicar do nosso orgulho, soberba, presunção e autoconfiança. Precisamos fazer isso antes de seguir a Cristo, pois assim permitimos que Cristo reine supremo onde o ego tinha previamente exercido controle total.

“tome a sua cruz” – Tomar a cruz é abraçar a morte, pois a cruz fala da nossa disposição de morrer para nós mesmos, para os prazeres e deleites. É considerar-se morto para o pecado.

Antes de seguir é necessário se negar e tomar a cruz.



- discipulado é um paradoxo; (v. 35)



Para o discípulo ganhar é perder e perder é ganhar. Para o discípulo ser grande é ser servo de todos. Ser rico é ter a mão aberta para dar. Ser feliz é renunciar os prazeres do mundo. Cristo oferece a você uma cruz, mas no fim lhe oferece uma coroa e o conduz à glória.

E o que faz um discípulo viver esse paradoxo? Amor a Cristo (única motivação válida) e Amor ao Evangelho (repartir o evangelho com os outros).



Ser discípulo de Cristo é o mais fascinante projeto de vida. Longe dEle não há felicidade, somente ilusão, perda de tempo com coisas passageiras e superficiais. Longe dEle não há salvação, pois o homem não pode salvar-se a si mesmo, nós carecemos da graça de Deus e mediante a fé em Jesus somos salvas. Que possamos viver como verdadeiras discípulas, sem nos envergonharmos de Cristo, para que quando Ele voltar nos chame pelo nome para morar eternamente com Ele e não se envergonhe de nós.

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostaria de ganhar uma renda extra com o seu blog, trabalhando 1 hora por dia em seu computador?
    Não se trata de vendas e nem de indicar pessoas.
    Informaçãoes acesse o site http://ganhosweb.com ou envie email para suporte@ganhosweb.com

    ResponderExcluir