sábado, 7 de abril de 2012

Estudo dia 04.04.2012

Ladrões da Alegria: Os Bens Materiais

As ofertas e propagandas objetivam gerar em nós uma necessidade compulsiva para comprar. Nossa sociedade é materialista, mercantilista e consumista. E isso faz com que as pessoas valorizem mais o TER do que o SER. Dão mais valor ao DINHEIRO do que ao CARÁTER. As pessoas hoje, para agradar as leis de consumo, compram coisas que não necessitam, com o dinheiro que não têm, para impressionar pessoas que nem conhecem.

A preocupação com as coisas materiais é um grande ladrão da alegria.

Mas o que a Bíblia diz sobre o dinheiro?

1.      O dinheiro em si não é mau. O problema é ter com avareza. (I Timóteo 6.9/ Provérbios 20.21)


O dinheiro é bom, se bem usado ele é uma benção. O problema não é ser rico, mas sim ser ganancioso, ter com avareza (avareza => sórdido apego ao dinheiro/mesquinhez)


2.      O Amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males (1 Timóteo 6:10)


É essa ganância louca que move os sequestradores, os traficantes, os políticos corruptos, e que pode nos mover também.


3.      Não há como amar a Deus e ao dinheiro. (Lucas 16:13/Eclesiastes 5.10)


O coração do homem não se satisfaz com coisas. Por isso homens riquíssimos sempre querem um pouco mais.

Muitos buscam a felicidade nas coisas e colhem decepção. Não há dinheiro que assegure nossa alma. Muitos confiam no dinheiro e desprezam a Deus, desprezam o próximo, se entregam aos prazeres desse mundo e se assim continuarem vão perecer.

A excessiva preocupação com as coisas materiais não roubam só a nossa alegria, mas roubam também a nossa alma, pois como diz a Palavra vai amar e se dedicar a um em detrimento do outro.

O que Deus espera de nós?

a)      Deus espera que não nos preocupemos só com as coisas terrenas (Filipenses 3:19)

Aqui o que Paulo condena é fazer da vida uma busca frenética em ter. Se preocupar é diferente de só se preocupar. Paulo também condena o homem que vive para comer. Pessoas cujo Deus é o ventre, que vivem em função da gastronomia e/ou da bebedice. Paulo ensina que a decepção e ruina dessas pessoas é certa. O fim delas é a perdição.

b)     Deus espera que ajuntemos tesouros no céu (Mateus 6:19-20)

O dinheiro pode trazer conforto, mas não compra a paz. Pode comprar o remédio, mas não compra a saúde. Pode comprar uma casa nova, mas não uma família. Ele pode impressionar os homens, mas não a Deus. Deus colocou no coração do homem a eternidade, e só as coisas do alto podem preencher o vazio da sua alma.

c)      Deus espera que nos contentemos com o que Ele nos dá, pois Ele nos deu o maior Tesouro que é a salvação em Cristo Jesus (Hebreus 13.5/ I Timóteo 6:6-8)

O segredo da verdadeira alegria é saber que quando temos Jesus temos a maior das riquezas. Portanto, não deixemos que o ladrão da preocupação com as coisas materiais roube a nossa alegria nessa jornada para o céu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário