segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Estudo dia 26.10.2011

Palmilhando o caminho pouco transitado da humildade

 
Versículo Chave: 1 Pedro 5.5,6

Pedro, o homem que escreveu a passagem da Escritura citada, é famoso por pedir continuamente aos seus leitores para se “lembrarem”.Isto talvez por nunca ter esquecido seus primeiros dias orgulhosos com Jesus. Pedro era um pescador impetuoso, forte e ousado. Com o tempo foi chamado pelos eruditos de “ o apóstolo que fala o que não deve”.
Como é bom saber que Deus ama, escolhe e usa pecadores...

Conhecer mais sobre Deus promove a humildade

O que sabemos sobre Deus determina como vivemos.
* Deus resiste aos soberbos

* Deus dá graça ao humilde

Algumas vezes imaginamos o que acontecerá se fizermos o que nos é ordenado ou pedido, se nos humilharmos em uma situação. Deus promete nos ajudar e nos dar a sua graça “suficiente para tudo”.
* Deus exige submissão (1 Pedro 5.6)

Se você é um filho de Deus, seu Pai celestial lhe pede submissão e humildade.E isto não é algo penoso! Deus nunca nos pede nada maligno que não seja o melhor para nós. A submissão e a humildade são nossas respostas amorosas a um Deus de amor, gracioso e todo-poderoso.

* Deus exalta os humildes (Lucas 14.11)

A humildade sincera capacita você a ser paciente. Por quê? Porque está satisfeita.Não precisa de recompensas imediatas. E se as recompensas vierem nesta vida?E daí? Sem problemas. Esta não é a nossa motivação. Não importa o que aconteça ou não aconteça aqui na terra, exaltação sem medida estará esperando por nós na vida futura, quando reinarmos com Jesus por toda a eternidade (Efésios 6.7,8; Colossenses 3.23,24)

Caminhando na direção da humildade

* Consulte a Escritura

Leia e estude a humildade dos grandes homens e mulheres da Bíblia.

*Ore

Mediante sua oração, você exibe um espírito dependente, fundamental no processo de “ser humilde”. A oração diminui o orgulho.

* Passe tempo com pessoas humildes (1 Coríntios 15.33)

* Sempre siga pela estrada em posição inferior ( Lucas 14.8-11)

* Sirva cada pessoa que encontrar

* Encontre os necessitados (Lucas 14.12-14)

* Recuse-se a falar sobre si mesma (Provérbios 17.28)

* Destaque ativamente outras pessoas

Que Deus possa nos dar a sua graça enquanto viajamos por esse caminho – menos transitado, mas mais honrado – que segue os passos Dele.

“Aquele que já caiu não precisa temer a queda, o que está por baixo não precisa temer o orgulho, quem é humilde sempre terá Deus como guia.”
John Bunya

Nenhum comentário:

Postar um comentário