quarta-feira, 20 de junho de 2012

Estudo dia 06.06.2012


Não Desista de Esperar

Texto Chave: Romanos 4.17-21

Só pode ter uma esperança que não se desespera quem crê no Deus dos impossíveis

Uma das maiores dificuldades do ser humano é esperar. Nossa paciência é curta. Queremos que tudo aconteça de nosso modo e no nosso tempo.

O século 21 é o século do imediatismo. É o imperativo que tudo funcione dentro das leis do imediatismo. Esperamos que até mesmo Deus se enquadre dentro desse cronograma.

Neste mundo de impaciência, desespero e desesperança, precisamos cultivar uma esperança que não se desespera.

Quatro fatos importantes da espera de Abraão

* Abraão começou a ouvir a palavra de Deus com 75 anos de idade. (Gênesis 12.4) Aos 75 anos pensamos em nos aposentar, em entrar num pijama, comprar uma cadeira de balanço e encerrar a carreira. Abraão começava seu caminhar com o Senhor, recebia o maior desafio da sua vida.

Não há tempo, não há idade para Deus chamar e desafiar você; e também para começar um novo projeto em sua vida.

* Abraão é constituído pai de muitas nações sem ter um descendente (Gn 12.2)

Abraão enfrenta quatro problemas para esperar: Sua idade avançada, a esterilidade de sua mulher (Gn 11.30), a demora de Deus, pois haviam passado onze anos desde que Deus fizera a promessa do filho, e a escolha precipitada aos 86 anos, quando por sugestão de Sara, sua mulher, ele arranja um bebê com a escrava Agar (Gn 16.1-4).

Assim, Sara perdeu a paciência. Ismael, o filho de Abraão com Agar, foi a gestação da impaciência de Sara, e não a procura de Abraão.

* Abraão tinha 100 anos de idade quando Isaque nasceu (Gn 21.5)

O bom senso dizia: “Impossível!”. A razão gritava: “Não pode ser!”. “Mas a fé diz:” Tudo é possível!”

Ele esperou 25 anos desde a promessa até Isaque nascer, acreditava que a promessa de Deus não podia falhar, confiava no caráter de Deus. Sua fé estava plantada no solo firme da promessa, e sua esperança estava posta no Deus que não pode mentir. (Romanos 4. 20-21)

* Abraão é chamado a sacrificar Isaque quando este já tem 14 anos (Gn 22. 1-17)

Havia uma paciência tão grande em Abraão que ele acreditava que a promessa de Deus não poderia ser frustrada, que Deus ressuscitaria seu filho. Ele acreditava que nem a morte podia colocar limites ao poder de Deus. Acreditava que, quando andamos com Deus, a morte não tem a última palavra.

 A vida de Abraão, o Deus de Abraão, o relacionamento de Deus com Abraão e a espera de Abraão são tônicos para nossa alma, remédio para nosso coração.



“Deus, muitas vezes, trabalha de forma artesanal e sem pressa para alcançar os melhores fins.”

3 comentários:

  1. joelantiqueira@yahoo.com.br14 de julho de 2012 às 10:03

    Salmos-HERDARÃO A TERRA
    37:9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra. 37:11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
    37:22 Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados. 37:29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
    Salmos-37:29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. 69:36 E herdá-la-á a semente de seus servos, e os que amam o seu nome habitarão nela.
    140:13 Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença.
    SALMO-37:9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra. 37:10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.
    37:11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
    MALAQUIA-4:1 - PORQUE eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. 4:2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. 4:3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o SENHOR dos Exércitos
    DANIEL-2:35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra. Mateus
    24:40 Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Provérbios

    ResponderExcluir
  2. joelantiqueira@yahoo.com.br14 de julho de 2012 às 10:05

    2:21 Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. 1-TESSALONICENSE -4:13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 4:14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 4:15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 4:17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor4:18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras-4:18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras
    ATOS-1:9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 1:10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 1:11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
    Apocalipse
    1:9 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estávamos na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
    Isaias-45:18 Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro. 115:15 Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra. 115:16 Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.

    ResponderExcluir
  3. Isaías
    66:1 ASSIM diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaria vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
    Apocalipse
    10:7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
    Apocalipse
    11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. APOCALIPSES-7:27 E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. 7:28 Aqui terminou o assunto. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram, e mudou-se em mim o meu semblante; mas guardei o assunto no meu coração. APOCALIPSES-2:25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. DANIEL-7:27 E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. 2:26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, 2:27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 2:28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 2:29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
    PROVERBIO-2:20 Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos. Provérbios
    2:21 Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. 2:22 Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.

    ResponderExcluir