segunda-feira, 11 de abril de 2011

Estudo dia 06.04.2011

OFERECENDO BONDADE


Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5.14

Dizem que Policarpo foi ordenado bispo de Esmirna atual Turquia pelo próprio João Evangelista. Com a perseguição, esse homem de avançada idade, escondeu-se até ser preso e assim foi levado para o governador, que pretendia convencê-lo de negar a Cristo. Quando os cavaleiros chegaram a sua casa, as criadas o avisaram para que ele se escondesse, mas ele disse que não iria se esconder. Ele, abriu a porta e pediu para que seus perseguidores entrassem. Às suas criadas pediu que providenciassem alimento quente a algo para beber, pois viu que eles estavam cansados de tanto cavalgar atrás dele. Policarpo fez o possível para que seus perseguidores se sentissem confortáveis e ele mesmo serviu os pratos para os oficiais. Em breve ele provaria o gosto da morte, mas mesmo sendo perseguido exibiu o fruto do Espírito: Foi longânime (acolheu gentilmente seus captores), foi benigno (pensou na necessidade deles) e foi bondoso (agiu, pediu para que fizessem comida para eles). Conta ainda, que quando foi levado ao governador para negar a Cristo disse: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido Dele. Como poderei negar Aquele a quem prestei culto e rejeitar o meu Salvador?".

Vimos que o fruto da longanimidade, benignidade e bondade estão muito próximos a questão de nosso relacionamento com as pessoas. Ao estudar o fruto do espírito, buscamos, como tema desses estudos, viver uma caminhada com Deus. Ao caminhar com Deus, vemos que Ele deseja que nos assemelhemos a Ele, e só Ele pela sua misericórdia, sabe como fazer com que nós nos tornemos iguais a Ele.

Efésios 5:1

Para isso ele coloca situações, eventos e principalmente pessoas em nossa vida para vivermos de forma santa. Como Ele é santo.

1 Pedro 1:16

Uma das maneiras de ser semelhante a Deus é exibir o fruto da bondade.

João 10:11 e Marcos 10:18

VERDADES SOBRE A BONDADE

a) A verdadeira bondade é espiritual em sua origem: Necessitamos da graça de Deus e do Poder do Espírito para exibir o fruto da bondade, pois a verdadeira bondade deve incluir Deus na fórmula. Romanos 3:10, Eclesiastes 7:20 e Romanos 7:18

b) A bondade é ativa: Como estudamos, a benignidade significa querer praticar o bem aos outros. A bondade entra em ação.

c) Bondade é disposição para fazer o bem: A bondade dedica-se inteiramente a ajudar os outros a viverem bem.

DECIDINDO FAZER O BEM

Se assim decidirmos, veremos milagres em nossas vidas:
Milagre 1: Em vez de explodir de raiva ou de ódio, pomos em prática o amor em forma de longanimidade.

Milagre 2: Nosso coração se modifica. O desejo natural de vingança dá lugar ao desejo sobrenatural de fazer o bem.

Milagre 3: A bondade faz tudo! A bondade põe o amor de Deus em ação, leva adiante nossos planos de benignidade e oferece o amor de Deus aos outros.

BONDADE: UMA RESPONSABILIDADE ATRIBUÍDA POR DEUS (Efésios 2:10)

Devemos fazer bem a todos. Gálatas 6:10 . Até aos inimigos Lucas 6:27-28

PONDO A BONDADE EM AÇÃO

Como mulheres, devemos aprender o significado da bondade.
Como mulheres, devemos transmitir lições de bondade.

Como mulheres, devemos nos dedicar a bondade.

Como mulheres, devemos nos adornar com bondade.

“O caráter cristão não é expresso por atos de bondade, mas por sua semelhança com Deus. Não basta fazer o bem, agir corretamente. Devemos ter a bondade gravada com a imagem e a inscrição de Deus. É uma coisa completamente sobrenatural.” Oswald Chambers

Nenhum comentário:

Postar um comentário