sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estudo dia 19.09.2012

A História de um Milagre




"Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho os teus pecados estão perdoados." Marcos 2.5

Os milagres devem servir para demonstrar o poder de Deus afim de que os homens se rendam ao senhorio do Senhor Jesus. Muitos seres humanos buscam a cura de seus males, mas não desejam compromisso com o Deus que os cura.


O olhar de JESUS

Jesus olha para cima e vê 4 homens que se esforçaram para trazer um paralítico aos seus pés.

Jesus olha para baixo e vê um homem doente do corpo e de alma, aleijado, desanimado e esmagado pela dor e pela culpa.

Jesus olha ao redor e vê os críticos que vieram vigiá-lo

Jesus olha para dentro e vê o coração dos críticos, com pensamentos hostis a seu respeito, acusando-o de blasfêmia.

AQUELES QUE LEVAM AS PESSOAS A JESUS

Atitudes dos amigos do paralítico a serem imitadas

Eles tiveram visão Eles exercitaram uma fé verdadeira (Hebreus 11.1)

Eles foram ousados

Sempre que levamos alguém a JESUS algo extraordinário acontece



AQUELES QUE SÃO LEVADOS A JESUS

O paralítico foi cativo e voltou livre Foi buscar uma benção e encontrou duas

Foi carregado e voltou carregando


Jesus cura Emocionalmente

Jesus cura Espiritualmente

Jesus cura fisicamente

A cura do paralítico foi imediata, completa, perfeita e gratuita.


Jesus tem autoridade para perdoar e curar ainda hoje. Ele é o mesmo ontem hoje e o será para sempre. Ele é o Jeová-Rafá aquele sara todas as nossas enfermidades. Ele foi quem levou sobre si as nossas dores e as nossas enfermidades. Pelas suas pisaduras somos saradas!


O milagre é o filho predileto da fé

Johann Goethe

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Amizades

AMIZADES


"Há um ditado popular que afirma: “Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és”. Esse adágio é verdadeiro. Busque amigos verdadeiros, amigos que inspirem você a viver mais perto de Deus."

Hernandes Dias Lopes

Estudo dia 12.09.2012

Jesus: nosso maior exemplo


Jesus é Deus - Colossenses 1: 15 – 17

Estes versículos descrevem Deus em Jesus Cristo, como criador do nosso mundo, todo o Universo se dissolveria se ele parasse de mantê-lo. Até mesmo as pessoas que parece ter tudo sob controle não poderiam existir nem por um momento sequer se não fosse pelo poder divino em seu favor. Todos nós dependemos dele, quer tenhamos noção disso, quer não. Deus é nossa fonte de poder infinito e ele provê todo o poder necessário para transformar nossa vida, ele tem os meios de nos reconstruir.

Mateus 11: 28 - Em Cristo encontramos alívio e descanso para nossas almas.

Como vimos Jesus é Deus, Ele é o coração da nossa fé, nosso Senhor e Salvador. E mesmo sendo Deus Ele esvaziou-se! Tomou a forma de Servo! Fez-se Homem! Não havia profundidade a que ele não tivesse disposto a se rebaixar para salvar as almas perdidas. Ele obedeceu ao custo da própria vida. Filipenses 2: 5 – 1

Marcos 1: 9 ao 14

Após o batismo, Jesus iniciou seu ministério, Ele pregava salvação e arrependimento dos pecados para todos os homens. Jesus fez muito mais do que falar, Ele fez as coisas acontecerem.

Jesus nosso maior exemplo:

Ele foi tentado - Jesus Foi tentado no deserto por satanás, mas não pecou, não caiu nas tentações do inimigo. Mateus 4: 1 ao 11.

Ele orava – Marcos 1: 35;

Ele jejuava – Mateus 4: 02;

Ele conhecia as escrituras – Mateus 4: 04

Ele pregava – Marcos 1: 15

Ele ensinava – Marcos 1: 21 e 22

Ele foi manso – Mateus 11:28

Ele foi servo – Filipenses 2 : 07

Ele foi humilde – Filipenses 2 : 08

Ele foi obediente – Filipenses 2: 08

Em tudo Ele foi tentado, porém não havia acusações sobre Ele, pois em tudo foi exemplo! Marcos 14: 55.

Jesus passou por lutas e aflições, porém em tudo não pecou e sempre se sujeitou a vontade do Pai, ... E dizia: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Marcos 14: 36.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estudo dia 30.08.2012

Quando Deus é o Senhor de nossos sonhos


“...porquanto o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava.” (Gn 39.23b)


1) José era um jovem disposto a HONRAR seu pai

José levava Deus a sério e demonstrava isso honrando seu pai. Nunca é demais relembrar que Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa (Deuteronômio 5.16) e a vida de José dizia: vale a pena honrar os pais.

2) José era um jovem disposto a SONHAR

Por isso, aos dezessete anos de idade Deus deu sonhos a José e os seus sonhos o mantiveram com os olhos no alvo e o sustentaram nos tempos de crise. Foi Deus quem deu os sonhos a José. Quais os sonhos que Deus tem dado a você? Seus sonhos tem sido colocados diante de Deus para que Ele responda se são estes os sonhos que Ele tem para você?


3) José era um jovem disposto a GUARDAR SEU CORAÇÃO da mágoa

Não podemos administrar as circunstâncias que nos cercam, mas podemos administrar nossos sentimentos. Não podemos administrar o que as pessoas fazem contra nós, mas podemos decidir como vamos reagir a essas ações. Vejamos alguns dos sofrimentos de José:



Sofrimento de maus-tratos na família e Sofrimento Emocional do desvalor (Gênesis 37)

Antes de decidirem pela morte de José, feriram-no com a língua. (Gn. 37.4)

Seus irmãos foram dominados pelo ódio e pelo ciúme. (Gn. 37.5, 8 e 11)

Seus irmãos em vez de acolherem o irmão, conspiraram para o matar, agindo com injustiça, maldade e violência. (Gn. 37.18-20)

José foi vítima da mentira dos irmãos, que fizeram com que seu pai desistisse de procurar por ele. A mentira deles tinha a única finalidade, fazer Jacó esquecer José. (Gn. 37.31-34)
José foi vendido como uma mercadoria para ser escravo em país estrangeiro pelos próprios irmãos. (Gn. 37.27-28 e 36)

Seus irmãos só não contaram com a intervenção divina. Estavam ocupados fazendo o mal contra José, e Deus estava ocupado transformando esse mal em benção. E é isso que Deus quer fazer na sua vida, Ele quer realizar os sonhos que fez para você antes mesmo de você nascer, quer transformar o mal que te acomete em benção.


Sofrimento emocional da injustiça (Gênesis 39. 1-21/ Gálatas 1.10/ Marcos 4.22)



José sofreu por ser fiel a Deus, pois é melhor ser mal interpretado pelos homens e aprovado por Deus do que praticar o pecado escondido e ser reprovado pelo céu. Seu caráter era tão firme, sua consciência não estava em negociação e decidiu viver de forma pura em meio a podridão. Não foi produto do meio, mas agente transformador.

4) José era um jovem FIEL A DEUS na adversidade e na prosperidade


Muitos permanecem fiéis na adversidade, mas na prosperidade caem. José permaneceu fiel e Deus o fez prosperar. José chegou ao topo da realização de seus sonhos, pois pela fidelidade ao Senhor foi obediente a seu pai, leal aos irmãos ingratos, guardou a salvo o coração da amargura e das injustiças, não cedeu as tentações do pecado, não quis vingar-se, mesmo injustiçado manteve seu caráter e ações puras, não negociou seus valores e sua consciência e assim, agradou mais ao Senhor do que a si mesmo ou aos homens.


O Deus de Abraão, Isaque, Jacó e José é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Deixe Ele ser o seu Deus, deixe Ele revelar os sonhos que tem para você, pois somente Ele tem o controle do universo em suas mãos, só Ele tem poder para transformar o mal em bem e fazer você prosperar em tudo o que fizer.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Para Meditar

“... mas Deus era com ele.” Atos 7.9



José sofreu a dor do assédio sexual, e poderia enumerara várias razões para justificar sua queda moral com a mulher de seu amo Potifar, como:

-Ele estava na adolescência, tempo da explosão dos hormônios;
-Ele era forte e bonito;

-Ele era escravo, e "um escravo só tem de obedecer...";

-Ele estava longe da sua família, não tinha ninguém para o vigiar, ninguém o conhecia para se escandalizar com suas decisões;

-Ele foi tentado diariamente, poderia ter pensado “se eu não for para a cama com ela, perco o emprego e ainda posso ser preso”;

-Ele foi agarrado, poderia ter dito “eu fiz o que estava a meu alcance. Se eu não cedesse, o escândalo seria maior”.


Mas José não cedeu, mesmo sabendo que poderia ir para a prisão, como de fato foi. O segredo da vitória em relação as paixões carnais não é resistir, mas fugir.

E José fugiu, pois seu compromisso não era com a opinião pública, com os outros. Sua fidelidade não tinha a ver com popularidade ou com reputação social. Seus valores estavam plantados em solo mais firme. Seu compromisso era com Deus e consigo mesmo. José não era um ator nem um hipócrita. Seu comportamento era coerente, perto ou longe da família. Ele não tinha duas caras, duas atitudes. Havia consistência em sua vida. Ele não abriu espaço em seu coração para flertar com o pecado. Não ficou paquerando o pecado, acariciando-o no coração.
Deus nas desperdiça sofrimento na vida de seus filhos. As provas pelas quais passamos são inevitáveis, variadas, passageiras e pedagógicas, mas todas elas são trabalhadas por Deus para nosso bem final. Deus está no controle. Ele vê o fim da História. Os dramas de nossa vida não apanham Deus de surpresa. Deus usou o infortúnio de José para cumprir Seus gloriosos propósitos. Deus jamais desampara os que são fiéis e confiam nele.


(tirado de: Quatro Homens, um destino. Hernandes D Lopes)