terça-feira, 26 de junho de 2012

Estudo dia 20.06.2012

aEsperança Que Não Se Desespera

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Isaías 26:3


1)      SÓ PODE TER ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA QUEM DESCANSA NA PROVIDÊNCIA DIVINA

Vejamos o exemplo de Isaque: Gênesis 21/Gênesis 25.19-26

v  Ele esperou 20 anos o nascimento dos filhos. Como seu pai, Isaque também se casou com uma esposa estéril e orou por ela por todos esses anos até que Deus ouviu suas orações. (Gênesis 25.20-21)


Você tem paciência para orar por vinte anos por uma causa? No tempo da espera Deus quer trabalhar seu coração, muitas vezes não sabemos em qual área, mas algo Deus tem para fazer.


2)      SÓ PODE TER ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA QUEM CRÊ NO DEUS DAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES


Vejamos o exemplo de Jacó: Gênesis 25. 27-34/ Gênesis 27/ Gênesis 33.4

v  Ele esperou 20 anos a reconciliação com seu irmão. Ele esperou 20 anos para que a ira de seu irmão se abrandasse (20 anos de silêncio, distante de seu único irmão). Depois de 20 anos, o Deus das grandes transformações, transformou o coração de seu irmão e ao invés de briga ou vingança, houve abraço, choro e beijo (Gênesis 33.4).

Mas Jacó se humilhou, ele caminhou na direção de seu irmão, ele buscou reconciliação, ele não desistiu de curar aquela ferida e por isso morreu em paz.


3)      SÓ PODE TER ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA QUEM CRÊ QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS


Vejamos o exemplo de José: Gênesis 37 ao 50

v  Ele era governado por princípios, e não pelas circunstâncias. Ele foi fiel a seu pai, a seu patrão Potifar e a Deus, mesmo quando as circunstâncias pareciam conspirar contra sua fé. (Gênesis 50.20)

Alimentado por seus sonhos, estribado em seu caráter sem mácula e firmado numa fé inabalável de que Deus estava no controle de todas as coisas, jamais deixou seu coração desesperar-se diante das adversidades.
José jamais negociou com os valores absolutos por que as circunstâncias lhe eram desfavoráveis. Ele jamais abandonou suas convicções, ou seu compromisso, por que sofria injustiças. Ele manteve-se firme apesar das circunstâncias.


v  Ele tinha disposição para perdoar mesmo quando tinha oportunidade para revidar.

Ele foi vendido pelos irmãos e posto na prisão por seu patrão Potifar, e depois, mesmo elevado ao poder, ficando somente abaixo do Faraó, ele não se vinga e além de não se vingar perdoa.
Ele entrega sua vida nas mãos de Deus, pois sabe que mesmo o que foi ruim em sua vida serviu para um plano maior traçado pelo Deus eterno, para o seu bem e para a salvação de outros.
A vingança pertence a Deus (Romanos 12.19), aqueles que tomam em suas mãos a vingança se insurgem contra Deus, usurpam sua posição e atormentam a si mesmos com muitas desgraças. O perdão é o único caminho para uma vida saudável.

v  Ele soube aguardar confiante e pacientemente o tempo de Deus para ver seus sonhos realizados.

Depois do choro veio a alegria, depois da humilhação veio a honra. Ele confiou em Deus e seus sonhos foram realizados. Não eram seus inimigos os protagonistas da história, mas Deus que é o Autor da Vida.


Se você crê no Deus de Abraão, Isaque, Jacó e José, então pode ter a esperança que não se desespera. O nosso Deus é aquele que vivifica os mortos, chama a existência as coisas que não existem, faz da mulher estéril alegre mãe de filhos e exalta os humilhados. Ele pode fazer o impossível, sempre está no controle de todas as coisas e jamais falha. Ele pode restaurar sua sorte, pode ressuscitar os seus sonhos e trazer à existência as coisas que não existem.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Estudo dia 06.06.2012


Não Desista de Esperar

Texto Chave: Romanos 4.17-21

Só pode ter uma esperança que não se desespera quem crê no Deus dos impossíveis

Uma das maiores dificuldades do ser humano é esperar. Nossa paciência é curta. Queremos que tudo aconteça de nosso modo e no nosso tempo.

O século 21 é o século do imediatismo. É o imperativo que tudo funcione dentro das leis do imediatismo. Esperamos que até mesmo Deus se enquadre dentro desse cronograma.

Neste mundo de impaciência, desespero e desesperança, precisamos cultivar uma esperança que não se desespera.

Quatro fatos importantes da espera de Abraão

* Abraão começou a ouvir a palavra de Deus com 75 anos de idade. (Gênesis 12.4) Aos 75 anos pensamos em nos aposentar, em entrar num pijama, comprar uma cadeira de balanço e encerrar a carreira. Abraão começava seu caminhar com o Senhor, recebia o maior desafio da sua vida.

Não há tempo, não há idade para Deus chamar e desafiar você; e também para começar um novo projeto em sua vida.

* Abraão é constituído pai de muitas nações sem ter um descendente (Gn 12.2)

Abraão enfrenta quatro problemas para esperar: Sua idade avançada, a esterilidade de sua mulher (Gn 11.30), a demora de Deus, pois haviam passado onze anos desde que Deus fizera a promessa do filho, e a escolha precipitada aos 86 anos, quando por sugestão de Sara, sua mulher, ele arranja um bebê com a escrava Agar (Gn 16.1-4).

Assim, Sara perdeu a paciência. Ismael, o filho de Abraão com Agar, foi a gestação da impaciência de Sara, e não a procura de Abraão.

* Abraão tinha 100 anos de idade quando Isaque nasceu (Gn 21.5)

O bom senso dizia: “Impossível!”. A razão gritava: “Não pode ser!”. “Mas a fé diz:” Tudo é possível!”

Ele esperou 25 anos desde a promessa até Isaque nascer, acreditava que a promessa de Deus não podia falhar, confiava no caráter de Deus. Sua fé estava plantada no solo firme da promessa, e sua esperança estava posta no Deus que não pode mentir. (Romanos 4. 20-21)

* Abraão é chamado a sacrificar Isaque quando este já tem 14 anos (Gn 22. 1-17)

Havia uma paciência tão grande em Abraão que ele acreditava que a promessa de Deus não poderia ser frustrada, que Deus ressuscitaria seu filho. Ele acreditava que nem a morte podia colocar limites ao poder de Deus. Acreditava que, quando andamos com Deus, a morte não tem a última palavra.

 A vida de Abraão, o Deus de Abraão, o relacionamento de Deus com Abraão e a espera de Abraão são tônicos para nossa alma, remédio para nosso coração.



“Deus, muitas vezes, trabalha de forma artesanal e sem pressa para alcançar os melhores fins.”