segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estudo dia 25.05.2011

O QUE FAZER PARA TER SUCESSO?


Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Josué 1.8

Deus trata do sucesso na Bíblia, nos mostra passo a passo como alcançar o verdadeiro sucesso em nossos empreendimentos e nossa vida. Ao seguir o que está em Josué 1.8 e 9, as bênçãos de Deus são derramadas sobre seus esforços e perseverança.

Deus mostra a você o caminho para o sucesso

Deus quer, Ele almeja nos abençoar, nos fazer sermos bem sucedidas em tudo quanto fizermos, em todas as áreas, e para isso Ele quer nossa que FALEMOS da sua Palavra, MEDITEMOS em sua Palavra e CUMPRAMOS FIELMENTE a sua Palavra. Esse é o segredo do sucesso! A receita do sucesso!

Do outro lado da sua obediência, está a benção de Deus.

Deus espera que você o siga onde quer que esteja e enfrente o que estiver diante de você, com suas ações e emoções fundadas em sua Palavra.

O sucesso começa com seguir a Palavra de Deus

O versículo de Josué 1.8 contém uma instrução simples: CONHEÇA A PALAVRA DE DEUS E OBEDEÇA A ELA. Se seguirmos o conselho de Deus, ele, no restante do versículo nos garante o sucesso.

À medida que cremos e seguimos as promessas de Deus com obediência e sem hesitação – recusando-nos a sucumbir aos nossos temores, dúvidas, incapacidades e cansaço – a sua bênção e sucesso são nossos.

O sucesso passa a ser algo simples: se você conhece a palavra de Deus e faz o que ela manda, será bem-sucedida em seus empreendimentos aos cumprir seus deveres no trabalho de Deus, ao agradá-lo enquanto avança sempre confiante.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estudo dia 18.05.2011

Maturidade Espiritual


Texto Chave: Gálatas 6:1-5

Amadas, precisamos aceitar o chamado da maturidade, esse é um plano que Deus tem para todos os seus filhos. É preciso crescer na fé, e amadurecer diante de Deus.

Paulo na carta aos Gálatas, falava que eles precisavam se libertar, pois estavam presos a uma religiosidade vazia, cheia de costumes e rituais.

* A Liberdade é melhor que a cartilha – João 8:32

* O Amor é melhor que a obrigação – 1 João 4: 18-19

* A Fé pura é mais importante que a religião – Hebreus 11:6

Exemplo de uma pessoa madura: Apostolo Paulo:

Características: Anda com passos seguros, o caminho que ela fez eu também posso fazer, deixam a vida mais bonita, falam de possibilidades que esquecemos, pessoas que não precisam provar nada para ninguém, tem paz na alma, se esforça o máximo para se parecer com Jesus.

Três lições sobre Maturidade Espiritual

1. É uma pessoa que penitencia a si mesma e não ao seu próximo

Gálatas 6:1-2 -1 Coríntios 9:27

O cristão deve ser um instrumento de benção na vida de quem tropeça, e apresenta fraquezas em sua trajetória, nunca acusar.

De um lado você deve ser tolerante com quem erra, e intolerante com o seu erro.

Buscar santidade na própria vida, com um desejo profundo de não cair.

Você quer ser madura, seja amorosa com os erros dos outros, mais cuide da sua vida para você não cair em pecado.

2. A pessoa madura é aquela que se compara consigo mesmo e não com o seu próximo.

Gálatas 6:3-4 – Mateus 6: 19-21

Definimos a vida com ausência e presença, nossa tendência é nos compararmos com os outros.

A comparação com o vizinho, porque ele tem e eu não. Sendo que o certo é: hoje eu fui uma pessoa melhor do que fui ontem?

Deixa de ser a quantidade de coisas que eu tenho, para com que eu tenho feito com isso?

Eu tenho muito pela frente, e quero crescer.

De onde eu saio e onde eu quero chegar??

È o fim da inveja e o começo da humildade!!!!

3. Espere de si mesmo e não do outro

Gálatas 6: 2,5

Sutilmente Paulo faz uma comparação entre os versos 2 e 5. Ele disse que nós deveríamos carregar as cargas uns dos outros, mais isso poderia gerar em algum coração a expectativa de que alguém ia carregar o seu fardo. Paulo não queria um povo, choramingando e murmurando que ninguém ajuda, mais sim um povo forte que sabe que nunca está sozinho, que sabe que o Senhor é com ele. E Deus decide se vai ou não mandar alguém para te ajudar.

Mais quando não esperamos ninguém e Deus move uma pessoa ,isso nos gera grande alegria, quem não espera nada de ninguém fica feliz com o pouco.

O cristão maduro serve sem esperar ser servido.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Estudo dia 11.05.2011

Domínio Próprio: A Força para dizer Não!


“Como cidade derrubada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” (Provérbios 25:28)

O domínio próprio impulsiona o fruto do Espírito, impulsiona a vida cristã. O último fruto do Espírito ajuda a pôr em prática todos os outros. É o que nos sustenta na nossa caminhada com Deus. Vamos ver a relação do domínio próprio com os outros estudos que já tivemos:

AMOR => o domínio próprio de Deus é que me ajuda a por o amor em prática;

ALEGRIA => quando meu coração está triste, o domínio próprio de Deus permite que a graça de Deus flua em mim e eu consiga louvá-lo;

PAZ => quando quero entrar em pânico, o domínio próprio me sustenta para que possa recorrer ao Senhor, confiar e sentir sua paz.

LONGANIMIDADE => o domínio próprio me concede a bênção de não fazer nada, mesmo quando cada parte do meu corpo está zangada ou aborrecida.

BENIGNIDADE => quando situações difíceis fazem com que eu não olhe o próximo, o domínio próprio do Espírito é capaz de me ajudar a ter uma reação de benignidade.

BONDADE => para esforçar-me para tornar a vida dos outros melhor, preciso também do domínio próprio do Espírito.

FIDELIDADE => o domínio próprio do Espírito é fundamental para chegar até o fim fiel, afastando a preguiça e o egoísmo.

MANSIDÃO => somente pelo domínio próprio do Espírito temos condição de aceitar com tranqüilidade os acontecimentos ruins de sua vida.

Domínio Próprio:

Em um livro sobre liderança ao descrever as qualidades essenciais da liderança, o autor escreveu: “Dizem, com muita propriedade, que o futuro está com os disciplinados, e essa qualidade foi colocada em primeiro lugar em nossa lista, porque sem ela os outros dons, por maiores que sejam, nunca alcançarão seu potencial máximo. Somente a pessoa disciplinada atingirá seu mais alto grau de eficiência. Ela é capaz de liderar, porque subjugou a si mesma.”

Mas o que seria subjugar a si mesma? Esse é o significado do fruto do Espírito chamado de domínio próprio.


Domínio Próprio → é o poder de controlar o desejo mediante intervenção do Espírito de Deus, refreando os instintos com pulso firme por meio do Espírito. Em outras palavras, domínio próprio é a capacidade que a pessoa tem de se por em xeque, de controlar a si mesma.

Mas o que tem que estar sob controle? Nossas paixões, apetites, prazeres, desejos e impulsos. Isso inclui tudo o que vemos, ouvimos, tocamos, pensamos e desejamos. 1 Coríntios 6:12 e Genesis 1. 26

Por quê devemos nos controlar? Porque dentro de todo aquele que crê existe uma batalha entre a carne e o espírito, eles são colocados frente a frente para guerrear. Gálatas 5.17

Como vencer essa batalha? Reconhecendo o conflito e confiando totalmente na ajuda e misericórdia de Deus. Efésios 6. 10 a 13 e 18

Quando o domínio próprio é necessário? Em todos os minutos e em todas as áreas em que somos tentadas. 1 Coríntios 10.12

O domínio próprio controla, fiscaliza, refreia e diz NÃO ao eu.

Assim, o domínio próprio NÃO sucumbe à tentação e à cobiça, NÃO participa do pecado, NÃO se entrega a paixões e NÃO satisfaz a si próprio. Pela graça de Deus podemos ser fortes a ponto de NÃO fazer tais coisas.

Domínio próprio é a capacidade de DIZER NÃO ao que é contrário a Palavra de Deus e DIZER SIM para aquilo que agrada o nosso Senhor.

E quando me controlo e digo não, estabeleço uma linha direta com Deus e adquiro a experiência que poderá me ajudar quando tiver que enfrentar um problema maior.

Ore em todos os aspectos de sua vida, para que Deus lhe mostre quais pontos que você precisa dizer não, e se você já sabe quais são essas áreas, peça hoje mesmo a Deus que lhe capacite a dizer não ao próprio “eu” e confiar em Cristo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estudo dia 27.04.2011

✿Caminhando com Fidelidade ✿

O Espírito do Senhor produz: o amor, a alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, Fidelidade....Gálatas 5.22

INTRODUÇÃO

Estamos numa jornada para descobrir o significado de cada fruto do Espírito relacionado em Gl.5.22-23. Qdo aprendemos o significado do Amor, Alegria e Paz, vimos que essas qualidades encantadoras são cultivadas com muito sacrifício. A seguir enfrentamos o desafio de lidar com as pessoas da maneira que Deus deseja e – e que Jesus exemplificou para nós – recorrendo ao Espírito Santo para nos abastecer com sua Longanimidade, Benignidade e Bondade. E agora devemos ter por objetivo disciplinar nosso “eu”. “Encontramos o inimigo e o inimigo somos nós” pensar na autodisciplina nos assusta, mas é possível vencer este desafio e a esperança esta nos três últimos aspectos do fruto do Espírito que Deus nos concede qdo caminhamos com Ele. FIDELIDADE, MANSIDÃO e DOMÍNIO PRÓPRIO.

Estas graças nos permitem triunfar sobre a preguiça, assim como nos ajuda a triunfar sobre a procrastinação, a teimosia e os desejos impuros.

✿ A essência da Fidelidade

A Fidelidade é definida como lealdade, credibilidade e tenacidade. É uma característica de alguém que cumpre as suas promessas e é digno de confiança. (1Tm 3.11)Como cristãs é primordial que a fidelidade faça parte do nosso caráter. Porque a fidelidade marca a presença de Deus em nossa vida. Qdo vc e eu agimos com fidelidade mostramos que pertencemos a Ele. Qdo caminhamos com fidelidade, exibimos o caráter do nosso Salvador as outras pessoas.

✿ A Fidelidade de Deus de seu Filho

O Deus da Fidelidade: Desde a primeira pagina da bíblia até a última vemos que Deus é fiel. O Antigo e o Novo Testamento louvam a Deus por sua fidelidade e desafiam o povo de Deus a desenvolver a fidelidade em suas vidas. (Sl 89.1, Dt 32.4 e Lm 3. 22-23) Jesus também fiel, seu nome é “Fiel e Verdadeiro”(Ap 19.11) foi exaltado pelo Pai pela sua fidelidade até à morte na cruz (Fp.27-8).

Estas palavras sagradas me fazem refletir: estou cumprindo fielmente o propósito de Deus p minha vida?Estou servindo fielmente àqueles com quem convivo? Meu marido, meus filhos, meus colegas de trabalho?

✿ A luta para ser Fiel

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais por ventura o que seja do vosso querer (Gl5.17).

Caminhar na Fidelidade de Deus requer 3 passos:

1. Desejar ter uma vida de devoção a Deus que manifeste as graças do Espírito Santo;

2. Precisamos recorrer a Deus seu poder que vem do alto esta disponível para nós. (Ele nos concede esse poder gratuitamente).

3. Seguir a Palavra de Deus avançando com determinação e confiança

Sei que vc e eu desejamos ter a marca do toque renovador de Deus em nossas vidas e que isso só é conseguido qdo obedecemos fielmente a Sua palavra dia-dia.é


✿Os opostos da Fidelidade✿

Inconstância: todas nós conhecemos pessoas inconstantes- as que mudam de idéia, mudam seus princípios de lealdade, mudam os padrões de comportamento. Existe algo na natureza destas pessoas que as tornam instáveis, caprichosas e impulsivas.

Irresponsabilidade: A pessoa irresponsável não termina uma tarefa, não é confiável, não pode incumbir-se de uma missão importante.

Cansaço: (lidera minha lista pessoal) O cansaço diz: “Não consigo fazer isso”. O cansaço resmunga “Não consigo sair da cama.....não consigo fazer os serviços domésticos....não consigo estudar...não consigo preparar a aula...estou exausta! Achamos e sentimos em nossa natureza humana que não podemos fazer nada disso. Mas enquanto o cansaço diz: “Não consigo fazer isto” a palavra de Deus diz: “Tudo posso Naquele que me fortalece” (Fp4.13). O ♥ é meu mas a força Deus o transforma. A força é de Deus mas a minha vontade se submeterá a Ele. A vontade de Deus influencia a minha vontade, e o fruto de Deus surge em mim.

Preguiça: Outro obstáculo carnal que dificulta o desenvolvimento do fruto da Fidelidade. O cansaço é uma luta física ao passo que a preguiça é uma luta mental. A preguiça diz: “Não quero fazer isto”. A preguiça choraminga “Não quero limpar a casa...Não quero cozinhar....Não quero disciplinar meus filhos...Não quero ir nas Belas....simplesmente não quero fazer isto”. No entanto a palavra de Deus exorta: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” (Cl3.2).

A nossa motivação vem de Jesus qdo nos diz: “Sempre que fizestes uma destas coisas a mim o fizeste” (Mt25. 40) e “Tudo o qto o fizerdes fazei-o de coração como para o Senhor e não para homens” (Cl3.23)

Desesperança: A desesperança diz: “Tudo o que eu faço não resolve”. Por que tentar....O medo se instala dentro de mim. Medo de estar falhando no meu casamento, medo de estar falhando na criação do meu filho. Deus é sempre Fiel e devemos recorrer a Ele nos momentos difíceis. “Se fiel e corajoso, não temas..(Js1.9)

Procrastinação: A procrastinação mata a fidelidade com a seguinte atitude: “Depois eu faço” E o que penso que acontecerá depois? Será que a agitação da vida se acalmará? Que sentirei uma nova e repentina energia e me disporei a realizar a tarefa que deixei para depois? O Senhor nos exorta “Tudo que vier a tua mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Ec9.10) Faça... simplesmente faça...e faça agora.

Apatia: A apatia diz: “Não faz diferença eu fazer isso ou não”...Não ligo se os pratos estão lavados...Não ligo se eu leio a Bíblia....Não ligo se estou sendo boa esposa ou mãe....A apatia é um torpor espiritual que se desenvolve aos poucos e corrói o bem que Deus deseja para nossa vida e o bem que Ele deseja que nós façamos em prol Dele e de seu Reino.

Rebeldia: A Rebeldia é a atitude que mais me assusta. Diz:”Não farei isso” A rebeldia declara com obstinação: “Não farei o que a Bíblia diz.....Não lavarei as roupas....Não farei o que meu marido pede. A Rebeldia é um endurecimento de conduta que devemos temer. Sonda –me o Deus! (Sl 139.23-24)


Que Deus permita que vc e eu, quando estivermos muito cansadas, muito preguiçosas, muito negligentes, muito enfermas ou sentindo pena de nós mesmas possamos recorrer a Ele para que nos abasteça com sua Fidelidade.

“Se fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida” Ap.2.10

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estudo dia 04.05.2011

Adquirindo Força por Meio da Mansidão


...o fruto do Espírito é... Mansidão. Gálatas 5.22; 23

Mansidão significa: ser dócil ou meigo, ser modesto ou humilde.

Mansidão não significa: rancor, não guarda ressentimento, autoconfiança arrogante, não se preocupa em remoer ofensas.

1. Mansidão significa confiar no Senhor Mateus 5.5, Salmos 60.12.



2. Mansidão significa submeter-se ao Mestre

Pertencer inteiramente ao Mestre, desejar fazer somente a Sua vontade, depender completamente Dele e submeter-se humildemente a Ele e a seus caminhos nos levam a ter uma grande comunhão com Deus.



3. Mansidão significa seguir o exemplo de Cristo Mateus 21.7, 11.29.



4. Mansidão significa curvar a alma Hebreus 5.13-14

Deixar para trás os estágios da arrogância, do orgulho e da vaidade.



5. Mansidão significa revestir-se de um espírito manso Pedro 3:3-4

O uso dessa graciosa vestimenta exige decisão de nossa parte.

Da mesma forma que, todas as manhãs, abrimos o armário para escolher uma roupa apropriada, devemos recorrer a Deus e nos revestir de um espírito manso e tranquilo, algo raro e precioso e cujo preço é incalculável.

6. Mansidão significa aceitar Tiago 1.5, dois Coríntios 12.10.

Aceita com tranquilida os transtornos criados por outras pessoas. Suporta tratamentos ofensivos. Tolera mal entendido.

Sim, é verdade que, aos olhos do mundo, a mansidão pode ser confundida com fraqueza, mas para produzir esse fruto necessitamos de muita força! Aliás, a mansidão é também chamada de “fruto do poder”.

Postura da Mansidão

Provérbios 3.5, Salmo 46.10

Aquietar-se, parar de lutar!

Confie no Senhor de todo o seu coração, se entregue totalmente ao um Deus que reina e que luta por nós. E deixe evidente que Deus está trabalhando em sua vida.

Por ser o Autor de todas as situações de sua vida, Ele também é o Finalizador de cada uma delas. E se- e quando-Ele quiser intervir, Ele será glorificado, porque ficará evidente para todos que Ele veio socorrê-la. E se Ele não quiser intervir, Ele será igualmente glorificado pela mansidão que você demostrará, porque somente a graça e o poder de Deus em você a capacitarão a ter uma atitude de aceitação.

terça-feira, 3 de maio de 2011